ANA FUMAÇA MARIA MEMÓRIA 

(2019)

       Realizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Oi e apoio cultural Oi Futuro, o espetáculo teatral infantil Ana Fumaça Maria Memória tem realização da Agência Botão Cultural e do Centro Cultural Oi Futuro e teve estreia no dia 13 de abril no Centro Cultural Oi Futuro, ficando em cartaz até dia 2 de junho.

 

      A autora Marcela Andrade, entre 2011 e 2014, vivenciou a perda de memória de sua avó paterna, então com 95 anos. “Em meio a ‘apagões’, ela se esquecia de situações recentes que vivia, mas por outro lado me contava histórias muito antigas de sua infância e de sua juventude.” Essa experiência aproximou as duas e inspirou a autora a escrever a peça. "Eu passei a valorizar cada momento junto, porque ela já estava bastante velhinha. Minha avó faleceu com quase 98 anos e, quando estava internada no CTI, soube por mim que eu escrevia essa peça pra ela.”

 

    Na história, Ana é uma menina que mora na periferia, próximo à linha do trem, e decide encarar uma aventura no tempo para recuperar as lembranças de sua avó, tentando lidar com diferentes tipos de perdas no caminho, como o apagamento das lembranças da vó Maria ou a ausência do vô Bastião. “A peça é sobre permanências, principalmente de amores. Essa vida que sempre permanece, mesmo quando se apaga, mesmo quando é rabisco ou quando é como fumaça e fica difícil pegar.” completa a autora.

EQUIPE DE CRIAÇÃO

Idealização: Marcela Andrade

Dramaturgia e Direção: Marcela Andrade

 

Elenco: Cacá Ottoni, Gé Lisboa, Juliana Trimer, Marina Hodecker, Pablo Aguilar

 

Direção Musical e Trilha Sonora: Rach Araújo

Canções: Filho da Lua (Pablo Aguilar e Raíssa Barbosa), Trenzinho do Sono (Arno Hodecker Jr. e Marina Hodecker) e Colinho do Vovô (Diego de Abreu

e Juliana Trimer)

Iluminação: Pedro Struchiner e Thiago Monte

Cenografia: Elsa Romero

Cenotécnica: Fátima de Souza

Figurino: Arlete Rua

Adereços: Arlete Rua e Elsa Romero

Confecção de Figurinos: Kátia Salles

Visagismo: Rodrigo Reinoso

Designer Gráfico: Jaqueline Sampin

Assistente de Direção: Filipe Codeço

Desenhos: Adriana Seiffert

Animação e Vídeo Mapping: Nicole Schlegel

Fotografia: Renato Mangolin

 

LINHA DO TEMPO

© 2016 POR BOTÃO CULTURAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

contato@botaocultural.com.br    Rua Miguel Pereira, 18/101 - Humaitá - Rio de Janeiro, RJ 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now