ANA FUMAÇA MARIA MEMÓRIA
(2019)
Realizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Oi e apoio cultural Oi Futuro, o espetáculo teatral infantil Ana Fumaça Maria Memória tem realização da Agência Botão Cultural e do Centro Cultural Oi Futuro e teve estreia no dia 13 de abril no Centro Cultural Oi Futuro, ficando em cartaz até dia 2 de junho.
A autora Marcela Andrade, entre 2011 e 2014, vivenciou a perda de memória de sua avó paterna, então com 95 anos. “Em meio a ‘apagões’, ela se esquecia de situações recentes que vivia, mas por outro lado me contava histórias muito antigas de sua infância e de sua juventude.” Essa experiência aproximou as duas e inspirou a autora a escrever a peça. "Eu passei a valorizar cada momento junto, porque ela já estava bastante velhinha. Minha avó faleceu com quase 98 anos e, quando estava internada no CTI, soube por mim que eu escrevia essa peça pra ela.”
Na história, Ana é uma menina que mora na periferia, próximo à linha do trem, e decide encarar uma aventura no tempo para recuperar as lembranças de sua avó, tentando lidar com diferentes tipos de perdas no caminho, como o apagamento das lembranças da vó Maria ou a ausência do vô Bastião. “A peça é sobre permanências, principalmente de amores. Essa vida que sempre permanece, mesmo quando se apaga, mesmo quando é rabisco ou quando é como fumaça e fica difícil pegar.” completa a autora.


EQUIPE DE CRIAÇÃO
Idealização: Marcela Andrade
Dramaturgia e Direção: Marcela Andrade
Elenco: Cacá Ottoni, Gé Lisboa, Juliana Trimer, Marina Hodecker, Pablo Aguilar
Direção Musical e Trilha Sonora: Rach Araújo
Canções: Filho da Lua (Pablo Aguilar e Raíssa Barbosa), Trenzinho do Sono (Arno Hodecker Jr. e Marina Hodecker) e Colinho do Vovô (Diego de Abreu
e Juliana Trimer)
Iluminação: Pedro Struchiner e Thiago Monte
Cenografia: Elsa Romero
Cenotécnica: Fátima de Souza
Figurino: Arlete Rua
Adereços: Arlete Rua e Elsa Romero
Confecção de Figurinos: Kátia Salles
Visagismo: Rodrigo Reinoso
Designer Gráfico: Jaqueline Sampin
Assistente de Direção: Filipe Codeço
Desenhos: Adriana Seiffert
Animação e Vídeo Mapping: Nicole Schlegel
Fotografia: Renato Mangolin
LINHA DO TEMPO

