S. Contos de Tchekhov
(2012)
O espetáculo "S." foi criado por artistas formados na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro a partir de sete contos do escritor russo Anton Tchekhov. É um trabalho livremente inspirado em fragmentos desses contos, os quais foram escritos no fim do século XIX ou no começo do século XX. Os fragmentos em prosa foram interligados e transformados em algo novo para o teatro.
Para concretizar esse objetivo (construir uma nova dramaturgia a partir de amplo material literário), durante o processo, texto e cena foram criados juntos, estabelecendo-se relações narrativas, espaciais e gestuais. Textos e imagens conjugaram-se, fazendo com que as sete histórias aparentemente independentes passassem a apresentar pontos de contato. Para isso, foram explorados tanto pontos aproximativos, quanto pontos contrastantes.
Propõe-se, assim, uma releitura de Tchekhov (considerado, na história da literatura e do teatro, um dos maiores escritores mundiais, dentre tantos motivos, pela profundidade humana de seus textos). O grupo propõe um jogo de entradas e saídas de histórias e personagens, que oferece ao público um encontro com a materialidade teatral e com a imaginação.
EQUIPE DE CRIAÇÃO


